1. Eu tenho um plano de gastos mensal

Olá a todos!
A primeira das minhas 50 sugestões de poupança passa por manter actualizado um plano de despesas. Independentemente da forma como registamos as entradas e saídas de dinheiro, o importante é podermos controlar ao longo do mês a evolução das nossas despesas. Além disso, convém separar as despesas em dois tipos, as fixas e as variáveis.
Vou mostrar-vos o meu budget típico mensal:




 E o meu gráfico de despesas dos últimos 12 meses:




Como podem observar, eu tenho vindo a diminuir os meus gastos e neste momento já estou abaixo da média mensal. O objectivo é chegar aos 2500 CHF de gastos fixos.
O meu banco actual, o BCV (Banque cantonale vaudoise), propõe um sistema automático de análise de despesas bastante interessante e intuitivo. Se preferirem um sistema mais completo recomendo-vos o Mint, com a desvantagem de ser em inglês. 

Espero que esta dica seja útil ! Boas contas !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018