28. Eu pedi uma redução de aluguer por causa dos juros baixos



Ainda antes da baixa recente do taux de référence eu obtive uma redução do aluguer do meu apartamento. Na Suíça, sempre que assinamos um contrato de aluguer dum bem imóvel (moradia ou apartamento), temos a possibilidade de contestar o valor do aluguer e, na maior parte dos casos, esta contestação é justa (tendo em conta os preços inflacionados das rendas). No meu caso, obtive uma redução de mais de 10% (160 CHF) com efeitos retroactivos. Os proprietários (que sejam individuais ou grandes companhias), geralmente evitam uma convocação ao tribunal des baux, e acabam por chegar a um acordo de redução com o inquilino. 
Neste momento, praticamente todas as pessoas com um contrato de aluguer podem fazer o pedido de redução e poupar centenas de francos por mês. 
Deixo-vos aqui um exemplo de carta a escrever ao proprietário do vosso apartamento:


Além disso, no site da ASLOCA podem calcular quanto o vosso aluguer deve baixar, ou seja, quanto é que podem poupar por mês ao fazer este pedido:


Boas poupanças a todos !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018