A minha reforma antes dos 35 anos

Como vos disse aqui no meu primeiro post, eu tenho como objectivo conseguir poupar o suficiente até aos 35 anos para poder deixar de trabalhar por obrigação. Até ao momento, as minhas previsões têm sido acertadas e as metas que me fixei não têm estado longe. 
Deixo-vos um gráfico que mostra o tempo necessário de trabalho - i.e. poupanças - até se conseguir o suficiente para que os juros dos investimentos cubram os gastos anuais. Parece complicado mas no fundo é bastante simples: menos despesa = mais poupança = mais investimento = mais retorno. 




No meu caso, se continuar ao ritmo actual, conseguirei poupar o suficiente para poder parar de trabalhar daqui a 8 anos e meio, ou seja, aos 35 anos. Isto sem contar com eventuais aumentos de salário ou com uma diminuição mais eficaz dos meus gastos. Num outro post vou explicar onde deposito as minhas economias e qual a melhor forma de as investir para ter um rendimento superior.

Para fazerem a vossa simulação podem utilizar o site networthify e confirmar quanto tempo vos falta até pouparem o suficiente para uma reforma antecipada!

Espero que estas dicas vos sejam úteis !

Comentários

Mensagens populares deste blogue

34. Eu maximizo os descontos para o 2ème pilier e planeio utilisá-lo rapidamente

4. Eu não envio dinheiro pelo banco para Portugal

Quanto se ganha na Suíça ? Actualização de 2018